A definição de abstinência é simples: trata-se do ato de se privar de algo. No contexto da dependência química, sabemos que essa é uma tarefa muito mais complexa. Prova disso são as dificuldades enfrentadas para se livrar do vício. E você sabe exatamente quais são os sintomas de abstinência de drogas?
Independentemente de qual for a droga em questão, seja ela lícita como o álcool ou ilícita como o crack, quando o consumo é viciante a renúncia aos efeitos tende a causar perturbações no organismo. Elas se manifestam tanto no âmbito físico como emocional e psíquico.
Convencionou-se chamar esse conjunto de sintomas de Síndrome de Abstinência. Ela pode ser de dois tipos: Síndrome de Abstinência Aguda (SAA) ou Síndrome de Abstinência Demorada (SAD). A primeira é comum nos primeiros 3 a 10 dias sem o uso da substância. A segunda é observada após meses e até mesmo anos de sobriedade.
Cada substância provoca sinais diferentes. Logo mais você vai conhecer alguns deles, referentes às drogas mais utilizadas.
1. Sintomas de abstinência de ÁLCOOL
O alcoolismo provoca efeitos brutais no corpo humano e a sua abstinência, especialmente após muito tempo de dependência, também. Alguns dos principais são:
- Tremores
- Agitação
- Aumento da pressão arterial
- Perda da capacidade de avaliar situações
- Alucinações e delírios
2. Sintomas de abstinência de COCAÍNA
A ausência do consumo de cocaína em um dependente da substância gera 3 fases na abstinência:
- Fissura – vontade excessiva de usar a droga
- Sonolência – cansaço físico e mental intenso
- Depressão – angústia e irritabilidade por não ter acesso a uma nova dose
3. Sintomas de abstinência de CRACK
O crack é uma droga barata e altamente viciante. Não é à toa que seja considerada uma substância comum entre os moradores de rua e classes mais baixas, embora esses não sejam os únicos públicos que a consumam.
A abstinência do crack é caracterizada por:
- Inquietação
- Alucinações
- Insônia
- Aumento da pressão arterial
- Febre
4. Sintomas de abstinência de HEROÍNA
Essa é uma droga que vicia com poucas doses e gera uma Síndrome de Abstinência das mais intensas, pois atua diretamente no sistema nervoso central. Alguns sinais são:
- Inquietação
- Mal estar
- Náuseas e vômitos
- Dores musculares
- Aumento da pressão arterial
- Febre e sudorese
5. Sintomas de abstinência MACONHA
A maconha é classificada como uma droga leve e é raro provocar crises de abstinência. Mesmo assim, a dependência psíquica pela droga pode ser intensa em alguns indivíduos que consomem a substância todos os dias por muito tempo, levando a:
- Ansiedade
- Mau humor
- Insônia
- Falta de apetite
6. Sintomas de abstinência CIGARRO
Por fim, uma droga que é legalizada como o álcool mas tão prejudicial quanto as demais: o tabaco. Ele tem alto poder viciante e faz com que algumas pessoas consumam dezenas de cigarros ao dia, sendo muito difícil de conseguir parar.
Dentre os efeitos da abstinência do fumo, destacamos:
- Angústia
- Ansiedade
- Inquietação
- Perda de concentração
- Ganho de peso
- Falta de sono
Se você ou uma pessoa próxima identifica sinais de Síndrome de Abstinência de qualquer substância, procure por ajuda especializada. Essa é a melhor maneira de se recuperar do vício.