As pessoas estão cada vez mais saindo dos limites em relação as bebidas alcoólicas. É muito comum provar logo na adolescência, e ir aumentando o consumo com o tempo.
O alcoolismo não se trata só da bebida, porque ocasiona brigas, violência, acidentes, afastamento de pessoas queridas e dívidas.
Males do alcoolismo
Beber de forma excessiva ajuda a dar início a doenças como: distúrbios de sono, cirrose, alucinações, hepatite alcoólica, distúrbios comportamentais, muita tremedeira, complicações na gravidez, etc.
Caso já tenha percebido que o consumo de bebida está indo bem além da quantidade aceitável socialmente, talvez tenha chegado a hora de parar. O tratamento vai conforme o estado da pessoa que precisará de todo o suporte possível.
Clínica para dependentes alcoólicos
A clínica para dependentes alcoólicos é um local de tratamento e internação de pacientes com vício em álcool. O alcoolismo é uma doença crônica que pode ter diversas causas, com fatores genéticos, ambientais ou psicológicos.
Normalmente, o alcoólatra procura a bebida para tentar aliviar algum sofrimento emocional ou para lidar com dores físicas. Em boa parte das vezes, os familiares ficam desorientados, se sentem confusos, impotentes e sem saber como ajudar.
Quando internar?
Existem certos sinais que mostram o momento em que deve acontecer a internação:
Episódios de surtos com agressividade e paranóia;
Problemas para manter o emprego ou em se manter na escola;
Dificuldades na hora de raciocinar e perda de atenção;
Furtos de dinheiro ou objetos de casa;
Rotina baseada em atividades que estimulam o acesso às bebidas alcoólicas;
Sumiço por dias.
Como funciona a internação?
O processo de internação começa com a percepção da necessidade de procurar por uma ajuda que possa oferecer mais cuidados para o dependente. Há 3 tipos de internação:
Voluntária - ela acontece quando o próprio paciente se dá conta de sua situação e procura voluntariamente se internar para tratamento. Esse é o tipo de internação mais positiva, porque há o envolvimento direto e maior possibilidade de dedicação do paciente.
Involuntária - nesse caso, o paciente não admite que precisa de tratamento ou que já não possui condições de saúde para procurar ajuda sozinho. Nesse caso, a família entra com um pedido judicial para uma internação involuntária.
Compulsória - ela acontece quando o pedido de internação é feito pela própria justiça, quando o dependente está colocando a sua vida ou a de outros em risco.
Atendimento SUS
O SUS possui uma ampla rede de apoio para quem sofre com o alcoolismo, como parte da Política Nacional de Saúde Mental. Os atendimentos ocorrem nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que disponibilizam uma equipe multiprofissional. Para os casos específicos de excesso de álcool e outras drogas, existem os CAPS AD e CAPS ADIII.
Projeto Brasil Sem Drogas
Nos casos em que a internação é a melhor opção, nós do portal Projeto Brasil Sem Drogas não oferecemos tratamento gratuito público, mas orientamos as famílias a encontrar as melhores clínicas para que os dependentes alcoólicos possam encontrar e viver uma vida de sobriedade.